AIZU Restaurante - Gastronomia Japonesa

por Dani Ferraz e Fer Peixoto
Publicado em Penso, Logo Divido

Há dois meses, a discreta abertura do Aizu Restaurante, em soft opening, revelou-se um endereço top para os amantes da sofisticada gastronomia japonesa. Já tínhamos ouvido muitos comentários sobre o local e a curiosidade para conhecer a casa só aumentava!!! O restaurante fica na Rua Senador Xavier da Silva (esquina com a Rua Nilo Peçanha), próximo ao shopping Mueller. Um ponto ideal para almoço executivo de nível superior.

Ontem fomos conhecer o restaurante e o pratos executivos que a casa apresenta para o almoço. Uma seleção do que há de melhor no restaurante, servidos como entrada, prato principal, um prato quente e sobremesa. Um prato super bem servido (nem conseguimos comer tudo), com cortes impecáveis de peixes da melhor qualidade, frescos, com sabores delicados e temperos deliciosos. Com o firme propósito de encantar, o restaurante a la carte também já se firmou como point para o jantar entre os clientes mais exigentes. Com ênfase nos sushis criados nas melhores tradições do Japão, o menu também apresenta assinaturas exclusivas de robatas (espetinhos japoneses grelhados), releituras de pratos quentes e sobremesas singulares. 

A apresentação dos pratos é impecável e as louças da casa são lindas demais!!! São peças da ceramista Hideko Honma e da escultora nipo-brasileira Kimi Nii, que além de valorizarem os pratos equivalem ao primor sugerido pelo Aizu. Modernas, delicadas e de muito bom gosto, como todos os outros detalhes do Aizu.

Chef e Menu
Quem assina o menu enxuto, porém audacioso em sua proposta, é Régis Shiguematsu (ex-sócio do Nakka), um dos mais celebrados sushimen de São Paulo e também sócio do Aizu – ao lado do casal de proprietários Edison Azuma e Hida Igarashi. Régis é reconhecido pelo primor na escolha de ingredientes e pela logística que construiu para garantir aos seus clientes de Curitiba, os melhores peixes recebidos pelo mercado paulistano.

O Aizu Restaurante se diferencia pela experiência a que se propõe, mas a grande particularidade, cabe ressaltar, é a qualidade da gastronomia que exalta preparos tradicionais com ingredientes contemporâneos. Foie gras, trufas e outras especiarias elevam a condição dos peixes nobres, servidos todos os dias. No Aizu, o torô, parte mais nobre do atum é uma realidade dos comensais e não uma exceção para marcar ocasiões especiais.

A experiência completa da alta gastronomia é colocada à prova no sushi bar. O balcão, além de ponto focal de quem acessa o Aizu é também o espaço mais nobre do restaurante. Dali é possível acompanhar todas as manobras executadas pela competente equipe formada por Régis - Billy Tatsushi (ex-Kinoshita, de São Paulo) e Marcos Furtado (ex- Kan, de Curitiba). No balcão, os sushimen dão um show à parte no manuseio de pescados da melhor procedência, como polvo espanhol, vieira canadense, atum, barriga de salmão, pargo, carapau, lula fresca e olhete.

Perfeitamente alinhado ao conceito do menu é a carta de sakês, com seleção ímpar de rótulos, que caiu no gosto dos clientes, sem contar a carta de vinhos, espumantes e champagnes.

Ambiente
Com capacidade total de 40 lugares, o Aizu propõe ainda uma mesa de madeira bruta (linda!!!!!) para reunir oito pessoas, disposta num ambiente sem divisórias. 
A decoração minimalista e intimista destaca o uso da madeira clara e das referências naturais, particular à arquitetura oriental, em contraste com o preto das paredes, que propõe equilíbrio, associada à paleta oriental. A luz baixa garantida por modernas luminárias realçam as telas que mostram desenhos miúdos da estamparia japonesa.

Lugar ao sol
A bela região de Aizu, atual província de Fukushima, é conhecida como a região dos melhores arrozais e sakês, além de hoje ser uma cidade turística – fiel ao estilo samurai – reconhecida, inclusive, como o último reduto de samurais leais ao shogunato Tokugawa. Aizu também é abençoada com paisagens deslumbrantes como o Monte Bandai e o Lago Inawashiro, sem contar o tradicional Castelo de Tsuruga – fortaleza que resistiu a ataques pesados durante a Guerra Boshin. Não por acaso, Aizu Japanese Cuisine tem a qualidade inerente no nome. Tão logo abriu suas portas o restaurante já fez clientes habitués e conquistou indicações em reconhecido prêmio de gastronomia de Curitiba, em nada menos que todas as categorias de seu cardápio.

X